Quais são os fatores que dão origem à oferta de divisas? O mercado de divisas é o mercado no qual se trocam as diferentes moedas estrangeiras, e está constituído por uma grande quantidade de agentes disseminados por o mundo inteiro. O tipo de câmbio que adota uma nação é um fator fundamental para gerar uma maior oferta de divisas. O que permite a taxa de câmbio é a conversão da moeda dum país em moeda de outro país, facilitando o comercio internacional de bens e serviços, e com este, facilitar o ingresso da moeda estrangeira produto do intercâmbio de bens. A oferta de divisas se determina de acordo à quantidade de divisas que ingressam ao país, já seja por exportações de bens e serviços, ou seja, por rendimentos sobre investimentos em outros países.
Nas economias emergentes, a desvalorização da moeda em geral é um dos métodos mais efetivos para gerar uma maior oferta de divisas. Em América Latina, por exemplo, encontramos duas economias muito diferentes, onde o nível de desvalorização é muito diferente também, e este responde a distintas causas. Argentina e Brasil são as duas economias mais fortes do América do Sul. A Argentina logo da tremenda crise que atravessou no ano 2001, decidiu desvalorizar drasticamente o peso argentino para gerar uma maior oferta de divisas dentro da suas fronteiras, e assim incentivar as exportações.
O caso do Brasil é muito diferente ao da Argentina já que este conta com uma indústria mais forte, e não atravessou por uma crise de tanta magnitude nos últimos anos, é por isso, que sua moda não se encontra tão desvalorizada com respeito ao dólar. O real brasileiro cotiza atualmente 1.69 reais por dólar, enquanto a moeda argentina está 3.98 pesos argentinos por dólar. Em conclusão o tipo de câmbio que adote um país estará apontando a gerar o não, maior ofertas de divisas, esta decisão indicará para que setor aponta o modelo econômico.