Os preços do mercado de divisas, como qualquer mercado do mundo, são influenciados pelos fluxos de operações internacionais e os investimentos. Também, mas em menor medida, os mercados de divisas se vêem afetados pelas condições econômicas e políticas, em especial as taxas de interes, a inflação e a instabilidade política. Os mercados de divisas, por exemplo, Forex, têm um resguardo contra estes efeitos adversos próprios do mercado. Através da diversificação do investimento, este mercado de divisas permite proteger-se dos movimentos adversos.
Outra das opções que oferecem os mercados de divisas é operar sobre futuros de divisas. Este o que significa? Consiste em contratar para uma data futura um tipo de câmbio duma moeda frente à outra para um momento determinado. Uma vez que este tempo vence e não se realiza dita compra ou venda, não é necessário realizar o desembolso de capital pelo que, a liquidação se realiza por diferencia, comparando o tipo de câmbio inicial com o de final de contrato. Esta é uma das opções que diferenciam aos mercados de divisas do mercado da bolsa.
Estes são por natureza mais volátil e suas reações estão muito vinculadas ao acontecer político econômico, qualquer medida que se tome em este âmbito, pode ter um impacto muito forte na cotização das ações. Os mercados de divisas estão regulados basicamente pelas leis da oferta e a demanda, e os fatores políticos econômicos, não são um fator determinante para as divisas.